Céu e inferno existem? Onde se encontram? Como chegamos lá ou como podemos evitá-los? Como ver os portais do céu e do inferno? Um samurai estava tomado por estas dúvidas e foi a procura de alguém que lhe desse um esclarecimento sobre este assunto. Um prestativo monge o esclarecerá mas de um modo que ele não pode nem imaginar. Boa Leitura
Céu e Inferno
Hakuin, o famoso e dinâmico mestre Zen, foi visitado por um guerreiro samurai que viajou de muito longe para tirar suas dúvidas.
- Monge, eu quero saber sobre o céu e o inferno. Será que eles realmente existem? – pergunta o samurai a Hakuin.
Hakuin olhou para o soldado e perguntou: – Quem é você?
- Eu sou um samurai, anunciou o guerreiro orgulhoso.
- Você um guerreiro?! – Exclamou Hakuin. – Que espécie de governante teria tal guarda? Sua aparência é a de um mendigo! – Além do mais, o que faz você pensar que pode entender coisas tão complexas como essas? Você é meramente um soldado, insensível e brutal! Vá embora e não me faça perder meu tempo com suas perguntas tolas! – Hakuin disse, acenando com a mão para afastar o samurai.
O samurai enfurecido não podia aceitar os insultos de Hakuin. Tomado pelo ódio o guerreiro começou a sacar a espada, mas Hakuin continuou:
- Então você tem uma espada! Sua arma provavelmente está tão cega que não cortará minha
cabeça… – O samurai retirou a espada num gesto rápido e avançou pronto para o matar, gritando de ódio. Neste momento Hakuin gritou:
cabeça… – O samurai retirou a espada num gesto rápido e avançou pronto para o matar, gritando de ódio. Neste momento Hakuin gritou:
- Este é o inferno!
O soldado foi pego de surpresa. Seu rosto suavizou. Humilhado pela sabedoria e coragem de Hakuin, que arriscou a própria vida para lhe dar um exemplo tão grandioso e verdadeiro, ele embainhou a sua espada e se curvou diante do mestre zen.
- E este é o céu, afirmou Hakuin, calmamente.
Não devemos procurar o céu e o inferno fora de nós.